O que é o mel de cacau, usado na edição Kiro de Páscoa?

Quando pensamos em cacau, logo lembramos de chocolate, mas você sabia que o fruto pode produzir muito mais? O mel de cacau é uma das formas de aproveitar mais o cacau, além de ser uma bebida deliciosa. 

Difícil de ser encontrado fora do sul da Bahia, nesta Páscoa você poderá prová-lo de uma forma diferente! O Kiro Mel de Cacau é a mistura perfeita do nosso clássico Kiro de Gengibre com mel de cacau. E no texto de hoje vamos explicar sobre a extração e a produção do mel mais refrescante de todos. Vem ler! 

O que é o mel de cacau? 

Com sabor doce e ácido, o mel de cacau é uma bebida refrescante que pode ser tomada pura ou usada para adoçar outras bebidas. Ele é facilmente encontrado no sul da Bahia, região conhecida como a costa do cacau, por ser responsável pela maior produção da bebida. 

Seu suco vem do néctar extraído do cacau e é bastante perecível, por isso, a conservação não é tão simples. Para não perder suas propriedades naturais e evitar o uso de conservantes, é preciso congelar a bebida logo após sua extração e transportá-la com bastante cuidado.

Como é extraído? 

Antigamente, o mel de cacau era retirado das árvores, os trabalhadores quebravam a casca do cacau, retiravam a polpa e as amêndoas e colocavam sobre folhas de bananeiras em terrenos inclinados para que o suco escorresse naturalmente. 

Hoje, o mel de cacau que vai em nossa receita, utiliza um processo mais tecnológico, com rastreabilidade e controle de qualidade certificados. Nosso mel de cacau vem da Fazenda Porto Esperança, em Ilhéus, sul da Bahia.

Sua extração é feita no sistema estilo cabruca, um plantio integrado dos pés de cacau à sombra das árvores da Mata Atlântica, considerado um precursor dos sistemas agroflorestais e responsável por grande parte da preservação desse bioma. Essa forma de extração é ótima para o agricultor, já que ele pode realizar todo o trabalho na sombra. 

Após colhida as amêndoas e a polpa, o mel de cacau é levado para a agroindústria, onde será prensado a frio. Acontece então a separação do suco e a polpa e as amêndoas que sobram são utilizadas na fermentação de chocolates. Essa é uma forma de aproveitar todas as possibilidades que o cacau pode gerar para nós!

Para trazer até São Paulo, a bebida é congelada logo em seguida da extração e permanece assim até chegar na fábrica de Kiro, em Atibaia. Aqui, realizamos a mistura com os demais ingredientes. 

Por que Kiro usa mel de cacau?

Além de ser uma opção vegana, o mel de cacau é menos denso e mais refrescante que o mel da abelha, ideal para fazer drinks e bebidas. É também mais uma forma de Kiro apoiar a agricultura familiar, algo que prezamos tanto e somos até certificados por isso! 

Assim como o switchel, o mel de cacau também é consumido por agricultores, além de ser uma grande fonte de renda para vários trabalhadores do sul da Bahia. Seu suco é rico em vitamina C, Magnésio, Zinco e é uma fonte natural de compostos bioativos e antioxidantes. Pura vida e saúde! 

No Kiro Mel de Cacau moderamos a pungência do gengibre e aproveitamos a complexidade do mel de monjoleiro para equilibrar com a doçura natural e acidez do mel de cacau, permitindo o protagonismo dessa matéria-prima no resultado final da receita.

Kiro Mel de Cacau é uma bebida leve, fácil de beber, além de celebrar mais um lindo ingrediente brasileiro. Peça agora para experimentar!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.