5 benefícios do vinagre de maçã

Um dos ingredientes que está em nossas bebidas é o vinagre de maçã. Muitos podem pensar “Nossa, uma bebida com vinagre? Credo!”, mas não é nada disso que você está pensando! 

Nossas bebidas não têm gosto de vinagre, esse ingrediente está presente em nossas receitas para potencializar o sabor dos outros ingredientes, como o suco de maçã, gengibre, maracujá, cupuaçu, etc, além de trazer leve acidez que faz com que Kiro seja única. 

Historicamente, o switchel, categoria da bebida de Kiro, é feito à base de água, vinagre, gengibre e algum ingrediente para adoçar. Era assim que os agricultores dos EUA repunham as energias depois de um dia longo de trabalho. É por conta dessa receita tão diferente que o switchel se torna um isotônico natural.

Agora que você já sabe o que é o switchel e que um de seus ingredientes é o vinagre de maçã, vem descobrir quais são os benefícios desse vinagre para a sua saúde!

1. Melhora a digestão 

Rico em ácidos e fibras, como o ácido acético e o clorogênico, o vinagre de maçã facilita a digestão e diminui a sensação de estômago pesado, além de proteger o fígado, por conta dos ácidos málicos, lático e cítrico. Esses últimos tornam o fígado mais eficaz no processamento de toxinas.  

Mas cuidado! O vinagre deve ser consumido diluído em água, pois seu uso puro em excesso pode provocar irritação no estômago. Que tal tomar um Kirinho? Bem mais gostoso, né? :) 

2. Ajuda a prevenir a diabetes 

No vinagre de maçã se encontram fibras de pectina, que contém ação probiótica e diminuem a absorção de carboidrato no intestino, controlando os picos de glicemia. Essa ação auxilia na perda de peso, controle de diabetes e na melhora da digestão — como falamos anteriormente.  

É importante ressaltar que, para prevenir 100% a diabetes é preciso ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e estar com as consultas e exames médicos em dia. Então não deposite todas as suas fichas no vinagre, mas sim nessas boas práticas. ;)

3. Auxilia no emagrecimento 

Como comentamos, o vinagre auxilia na perda de peso, pois contém ácidos e compostos polifenólicos que dificultam a absorção de carboidratos no intestino. Ele também ajuda a controlar os níveis de glicose e açúcar no sangue, diminuindo o apetite. 

Sempre faça um acompanhamento com um nutricionista antes de inserir algum alimento com frequência em sua dieta. Mesmo ingredientes naturais devem ser consumidos com moderação e pensando em suas condições de saúde.  

4. Melhora a saúde dos cabelos

Para quem tem cabelos oleosos ou quebradiços, o vinagre de maçã é um ótimo aliado. Isso porque ele tem pH ácido, que ajuda a fechar as cutículas abertas. Com as cutículas fechadas, é mais fácil dos fios absorverem as propriedades existentes nos cremes capilares que ajudam a reconstruir os fios e também tirar a oleosidade. 

Além disso, o frizz diminui e o cabelo fica mais brilhante. O ideal é fazer uma mistura de 1 colher de sopa de vinagre para um copo de água e aplicar em todo o cabelo, depois, aplique o creme de sua preferência e deixe agir por 5 minutos. Basta então lavar e perceber a diferença. 

5. Higieniza legumes e vegetais 

O vinagre de maçã ajuda a desinfetar verduras e legumes. Basta mergulhar os alimentos em uma parte de vinagre para quatro de água e um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe de molho alguns minutos e logo você verá resíduos flutuando.

É super importante higienizar esses alimentos principalmente porque existem vermes e parasitas que às vezes não vemos. Ao limpar, você evita diferentes tipos de doenças causadas por eles. 

Então, gostou de saber alguns dos benefícios do vinagre de maçã? E que tal tomar uma bebida deliciosa com vinagre de maçã, sem precisar sentir o gosto puro do vinagre? Experimente Kiro!  


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.